NATURAIS
Lâmina obtida do tronco da madeira através do faqueamento. As vantagens do uso da lâmina natural são os desenhos e a textura natural de cada espécie vegetal, com seus desenhos naturais preservados que só a natureza oferece. As medidas das lâminas variam de acordo com a madeira escolhida: a largura fica entre 20 e 70 cm; o comprimento a partir de 2,6 m.
Segue relação abaixo.
AMAPÁ ANDIROBA ANGELIM CAIXETA CANELA CEDRO CEREJEIRA CUMARU CURUPIXA EUCALIPTO FIGUEIRA |
FREIJÓ GARAPEIRA GOIABÃO CLARO GOIABÃO ESCURO IMBUIA IMBUIA CRESPA IMBUIA MEL IMBUIA RADICA IPÊ ITAÚBA JATOBÁ |
JEQUITIBA LORO FAIA LORO VERMELHO MARFIM PEROBA MICA PINUS PINHO SUCUPIRA TAUARI CLARO |
NATURAIS IMPORTADAS
Segue relação abaixo.
BEECH / HAYA / FAGGIO CARVALHO BRANCO / WHITE OAK CARVALHO VERMELHO / RED OAK CHERRY / CILIEGIO / CEREZO HARD MAPLE / ACERO NOGUEIRA / WALNUTV / NOCE CANALETTO PAU FERRO / PALISSANDRO RÁDICA DE PIOPO WENGUE WHITE ASH / FRASSINO / FRESNO ZEBRANO |
NATURAIS JUNTADAS
Podem-se criar lâminas mais largas com um processo de emenda de duas peças.
Segue relação abaixo.
AMAPÁ ANDIROBA ANGELIM CAIXETA CANELA CEDRO CEREJEIRA |
CURUPIXA FIGUEIRA FRIJÓ GOIABÃO CLARO GOIABÃO ESCURO IMBUIA IMBUIA CRESPA |
IPÊ ITAÚBA JEQUITIBA LORO FAIA MARFIM SUCUPIRA |
PRÉ-COMPOSTAS
Fabricada através de madeira reflorestada seu processo de produção se faz através da faqueação da madeira onde as laminas finas são prensadas e novamente faqueadas criando o desenho chamado de linheiro, que possui traços paralelos. Quando esse bloco e novamente prensado e cortado em outro ângulo o desenho se modifica , formando o chamado catedral. O processo pode ser repetido varias vezes , o que possibilita uma variação de padrões praticamente infinita.
A madeira pré-composta é obtida através da colagem de várias lâminas de madeiras reflorestada, previamente torneadas. A colagem forma blocos nas dimensões e cores desejadas, com desenhos variados, que podem imitar madeiras nobres e até radicas. Esses blocos são estabilizados e em seguida faqueados, dando origem às lâminas pré-compostas representando maior produtividade , economia de matéria-prima e respeito ao meio ambiente.
Seu processo de fabricação é diferente, pois a matéria-prima é fatiada em lâminas finas, que são prensadas e novamente cortadas. Esse processo cria um desenho chamado linheiro, que possui traços paralelos. Quando esse bloco é novamente prensado e cortado em outro ângulo, o traçado se modifica: é a lâmina catedral. O processo pode ainda ser repetido várias vezes, o que possibilita uma variação de padrões praticamente infinita. No quarto corte, por exemplo, o desenho cria a lâmina rádica.